http://br.youtube.com/watch?v=A90GwF-5bAk
Segundo Lino de Macedo avaliar é atribuir valores numa sociedade tradicional é fácil, porem numa sociedade moderna, na qual a referencia é móvel, avaliar se torna complexa.
No construtivismo o erro não tem lugar, ele nos dá coordenadas de trabalho o ponto de partida e de chegada, fundamentando o caminho, sustentando o sentido (valor), tendo metas (representações) e propondo ações (procedimentos) tornam a travessia do caminho interessante ou não.
Ele fala que erro (regra) regulação constitui um sistema de avaliação.Que muitas escolas ainda usam a avaliação somativa que só vê o que o aluno aprendeu, mais com que ele deixou de aprender, dessa maneira a escola se torna um “monstro” para muitos alunos e a escola que deve ser um lugar para todos acaba sendo u, lugar de poucos.
As funções da avaliação são: selecionar, diagnosticar, antecipar, orientar, certificar e regular.
Selecionar: o professor escolhe as melhores características para tornar a aprendizagem importante.
Diagnosticar: ele diagnostica o que causou uma baixa aprendizagem do aluno, culpando alguma coisa a isso, parece um medico achando um problema para poder tratar, mas não são soluções rápidas.
Antecipar: faz prevenções, de predizer o que vai acontecer no futuro, não se trará de tentar controlar o que não se pode, mas de cuidar antes para não ser surpreendido por coisas que poderiam ser previstas.
Orienta: agir para que alguém aprenda a fazer coisas certas, nesse momento o professor é o responsável o mediador pela relação entre o conhecimento e a pessoa que aprende; aquele que intervém usando recursos para que a aprendizagem aconteça.
Certificar: não é fiscalizar e sim uma de comparar e observar os objetivos alcançados.
Regular: permite que a avaliação seja formativa continuada, algo que possibilite corrigir o que está acontecendo durante o processo de aprendizagem, dá esperança, pois permite intervir para que os objetivos sejam alcançados.
A influência do computador na escola
Há 14 anos
2 comentários:
Parabéns menina
o blog está lindo.
O tema é polêmico e como sabemos necessita ser repensando para que se obtenha uma prática pedagógica adequada para a prática construtivista nos dias atuais!
Infelizmente sabemos que muitos professores não veêm a avaliação em conjunto com suas reais funções e sim como modo de classificar alunos bons ou ruins. Não é uma tarefa fácil ,mas deve-se ser feita para que construamos alunos pensantes e não meras cópias!
Cada função avaliativa é extremamente importante ser efetivada para o docente saber as necessidades e aprendizagens que o aluno adquiriu.
Bjão
By: Giulia e Romélia
Postar um comentário