O mundo está constantemente mudando, e algumas pessoas têm a habilidade de prever as novas necessidades, as próximas modificações; são essas pessoas que se destacam em meio às novidades, pois estão sempre à frente, adotando os novos paradigmas. A verdade é que estamos sempre seguindo paradigmas e, quando eles entram em crise, vivemos um período de insegurança, mas também de liberdade para inovar.No momento, a instituição escolar está excessivamente burocrática, e faz-se necessário romper com este paradigma para que ela volte a fluir, a atingir todos os alunos sem preconceitos, tornando a inclusão um processo natural e banindo qualquer preconceito cultural, social, étnico ou religioso.A escola tem-se aberto a novos grupos sociais, mas sem reformulação de conceitos e de conhecimentos. Assim, o ensino é massificado e não há troca de experiências – isto é o que chamamos de democracia!O pensamento que norteia o atual sistema é muito mecanicista, e discrimina claramente os normais e os deficientes, o ensino regular e o especial, como também cada uma das disciplinas estudadas na escola. Aí está a burocracia excessiva, já que o conhecimento é construído a partir da interação das diversas áreas, e não de maneira segmentada. A parte criativa, subjetiva, foi desprezada. Mas a educação deve ser voltada para uma cidadania plena.Polêmicas envolvidas: Os Professores da educação especial temem perder o que conquistaram.Professores do ensino regular são inseguros Profissionais da saúde tratam alunos com dificuldades de adaptação como pacientes. Pais de alunos 'normais' temem uma queda na qualidade do ensino. A integração escolar abrange turmas especiais dentro do ensino comum, para que todos aprendam igualmente, utilizando para isso todos os recursos necessários. Já a inclusão é mais radical: exige modificações na perspectiva educacional, no paradigma, trabalhando as diferenças de modo que elas enriqueçam o aprendizado de todos, deficientes ou não, com problemas de aprendizagem ou não.Igualdade não é homogeneidade: as diferenças são produzidas a todo o momento, e não podem ser passivamente toleradas ou respeitadas, com pena, como se não houvesse mais nada que pudéssemos fazer. A escola inclusiva, aberta a todos que desejam aprender, certamente parece uma utopia. Mas, muito pelo contrário, os alunos com que trabalhamos não são crianças perfeitas – são seres humanos singulares. Assim é também a instituição: simplesmente uma escola, de verdade, que não está presa a modelos criados por quem não aceita a diversidade. A atual tentativa de ensinar somente alunos perfeitos é que é utópica, extremamente distante da realidade!Os professores devem ser formados para lidar com todos os tipos de alunos; mas não é necessário que tenham uma rigorosa preparação teórica e científica. O que aprendem na prática, dividindo experiências, muitas vezes é mais valioso.Isso contribui para o estreitamento das relações entre os profissionais da educação, o que se reflete na maneira como tratam os alunos. E quando os pais (e responsáveis) também participam dos debates sobre o aprendizado e o futuro, chegamos cada vez mais perto da concretização do sonho: ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS.
A influência do computador na escola
Há 14 anos
4 comentários:
O tema escolhido por vocês é de grande importância para a educação, por ser bastante atual e muito discutido. Fato que todos somos iguais perante Deus, portanto temos todos os mesmos direitos. Nosso trabalho científico aborda exatamente este tema: Verdades e Mitos sobre a Inclusão. Hoje sabemos como é importante para as crianças especiais, serem educadas em escolas regulares, no convívio com outras crianças. Parabéns pelo trabalho. BEIJOOOOOOOS
Parabéns, pelo desenvoilvimento do texto, que nos leva a uma reflexão de que todos independente das limitações são ca´pazes de frequentar uma escola para todos!!!!
Thuanne
Olá! De fato, a inclusão é um tema que esta tendo muito destaque diariamente, em nossa monografia abordamos a literatura como metodo para a inclusão, podemos trocar idéias para aprofundarmos nossa pesquisa. Incluir na teoria parece ser fácil,contudo na prática é preciso dispor de métodos capazes de promover a inclusão e não a integração
beijinhos :) Hellen e chris!!
No mundo de hoje, a inclusão ocorre naturalmente!
É o que toda escola deveria fazer para se adaptar e receber alunos com alguma limitação!
Parabéns pelo blog!
Bjos
Larissa Azevedo e Livia Andretti
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