terça-feira, 8 de julho de 2008

Didática: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação


Somos alunas do 3º ano Normal Médio,assim o trabalho que ora apresentamos está inserido nas atividades do Curso Normal Médio do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – Campos/RJ que tem como meta fundamental formar docentes competentes e criticos para atuar no campo da educação contribuindo para construção de um novo projeto de sociedade.
Neste blog iremos mostrar nossas experiências profissionais trabalhando em uma linha de pensamento voltada para uma troca de conhecimentos em rede, entendendo-se o termo rede no sentido polissêmico do vocábulo, apontado por Kohn, in Charlot (1994),como uma metáfora espacial e social, espaço-tempo feito de objetivos e de trocas,caracterizada por várias dimensões interativas, dentre elas a de gestão, como um meio eficaz para a resolução de problemas.
O Curso tem por objetivo trabalhar com o educando a compreensão da função política e social da educação e da escola, a partir da relação homem / sociedade, tendo em vista uma prática pedagógica que contribua para a transformação social a partir de uma atuação consciente, crítica, criativa e verdadeiramente autônoma desse profissional, além de fomentar a produção do conhecimento na área da educação.
As habilitações oferecidas pelo Curso preparam o aluno para atuar como professor na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental.
É comum nas escolas nos depararmos com professores enfrentando grandes dificuldades em construir o conhecimento junto com seus alunos de maneira prazerosa, contextualizada e funcional. A sociedade hoje se nega a aceitar um procedimento com aulas exclusivamente expositivas e exigem do professor aulas dinâmicas e criativas que despertem o interesse dos educandos.
O ato de experimentar é de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem e tem sido enfatizado por muitos autores. Esta ênfase por um ensino experimental adicionam-se importantes contribuições da teoria da aprendizagem em busca da contribuição do conhecimento.
Atualmente, o ensino é visto como um objeto abstrato, longe da realidade dos alunos, o qual gera um desinteresse total pelo trabalho escolar. Os alunos preocupam-se apenas com a nota e com a promoção, os assuntos estudados são logo esquecidos e aumentam os problemas de disciplina.
Isso agrava também aos professores refletindo-se diretamente no aumento da problemática que se enfrenta no ensino. Alunos cada vez mais desinteressados estão bloqueados, o raciocínio lógico não foi desenvolvido de uma maneira satisfatória, e aí o problema se agrava.
Daí a importância das aulas práticas que vivenciamos e praticamos, procurando experimentos que despertem o interesse e a atenção ao fenômeno e a explanação do professor, para minimizar os problemas enfrentados nas escolas, por professores e alunos no processo ensinoaprendizagem.
Para conclusão de curso estamos fazendo uma monografia com o seguinte tema: Professore & Computador uma relação possível?,que tem como objetivo mostrar aos educadores a importância do uso dessa máquina no processo de ensino aprendizagem e a formação profissional que devemos ter para sabe lhe dar com ela.
Coloque os seus comentários afim de podermos trocar informações e experiências !
Rhayanne Rangel & Thamyris Francys

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, a reflexão do texto está ótima.
É isso aí meninas pelo visto nossos esforços valeram apena, pois estamos concluindo um curso que formará excelentes educadores para que assim possamos ter uma grande responsabilidade que é formar cidadãos críticos de acordo com a realidade.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
Beijos!!!!!!
Rosane.