terça-feira, 8 de julho de 2008

Período de Adaptação:Rumo a Novos Saberes


Depois de um mês de merecidas férias, chega fevereiro e com ele a volta às aulas.
Enganam-se quem pensa que ao conquistar um aluno e efetuar a matrícula, o trabalho acabou. É agora que começa...
Ao iniciarmos mais um ano letivo é hora do inicio da fidelização dos alunos (novatos e veteranos). O início das aulas significa, ao mesmo tempo, excitação e medo. Por isso, é estratégico para a escola iniciar a conquista dos seus alunos nesse dia.
Uma recepção bem planejada, com atividades interativas que incluem professores alunos, é o pontapé inicial para um ano letivo produtivo.
O primeiro dia é muito importante para reforçar vínculos afetivos entre aluno / escola / família / professores. Receber os estudantes com afeto contribui para melhorar a disciplina de alunos antigos e deixar os novatos mais à vontade.
As professoras nessa primeira semana de aula levou as crianças a explorar mais o ambiente da escola levando-os ao parque,sala de música,contando histórias e fazendo brincadeiras bem criativas!É um período muito difícil para os alunos principalmente para as crianças do pré-maternal e maternal pois são os primeiros contatos que eles vão ter com o ambiente escolar.Eu Rhayanne vivenciei esse período no maternal da tia Isabelle e eu Thamyris vivenciei esse período no segundo período da tia Conceição.
A verdade, o mais importante neste momento é manter a coerência entre as expectativas e o real. Entre o que foi prometido e o que está sendo feito.É preciso que a escola toda se sinta feliz com a volta dos alunos e que isto esteja explicito em cada gesto, em cada palavra. Afinal, sabemos que a fidelização de nossos alunos não é conseguida com tapinhas nas costas, brincadeiras e cartões de Natal. Ela é duramente conquistada, no dia-a-dia, com pequenos detalhes que nos diferenciam e marcam a vida dos estudantes para todo o sempre.
" O caminho da sabedoria é não ter medo de errar." Paulo Freire
Rhayanne Rangel & Thamyris Francys

Um comentário:

Didática e inclusão disse...
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